12/08/2020

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA “OPERAÇÃO VETUS” DE COMBATE A CRIMES CONTRA O IDOSO


POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA “OPERAÇÃO VETUS” DE COMBATE A CRIMES CONTRA O IDOSO



 ASCOM PCMA 08-12-20

A Polícia Civil do Maranhão(PCMA), deflagrou a “OPERAÇÃO VETUS”, iniciada dia 04.11.2020, que faz parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater crimes de Violência Contra o Idoso, nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada diante do aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Desde então a Policia Civil do Estado do Maranhão, contando com a mobilização de outras unidades policiais da capital e do interior do Estado, apurou cerca de 150 denúncias que culminaram com a instauração de 39 procedimentos investigativos (inquéritos policiais e TCO’s) e 27 Medidas Protetivas de Urgência.

Nesta sexta-feira (04.12), foi o encerramento da referida operação, com ações ocorrendo, concomitantemente, em todos os Estados da Federação, com o cumprimento das Medidas Cautelares e das Medidas Protetivas.

Ao término, houve um saldo extraordinário, a nível estadual e nacional, de uma ação singular que marcou a história do combate a violência contra pessoa idosa, da qual nos sentimos, enquanto instituição, orgulhosos de termos contribuído com nossos esforços, disse a delegada Igliana Freitas, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI/MA).

A operação foi realizada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), através da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI).

A Polícia Civil ainda disponibiliza de número de Whatsapp (98) 98418-5661, para que a população possa realizar denúncias, sendo garantido o total sigilo do denunciante.


APOIO TOTAL





Posto Pioneiro








0 comentários :

Postar um comentário