8/28/2016

Em visita a 10 municípios, cúpula da segurança garante investimento para a regional de Zé Doca

A cúpula da segurança Pública do Maranhão, enfatizando ações de acompanhamento para melhorias nas unidades policiais civis e militares da região de Zé Doca, encerrou, nesta sexta-feira (26), por volta das 11hs, visitas em 10 municípios da região. Na pauta, realização de operações de repressão qualificada e visitas ás delegacias de Polícia Civil e companhias da Polícia Militar, no objetivo de readequar, reestruturar e analisar problemas de gestão, para dispor de serviços eficientes, de forma a garantir a segurança publica. Na oportunidade, foram empossados, ainda quarta-feira (24), os conselheiros Comunitários Pela Paz do Município de Godofredo Viana-MA.
As ações implementadas pelo Governo do Estado enfatizam o ideal de uma segurança de proximidade com o cidadão, que deu início na regional de Zé Doca a uma operação de repressão qualificada contra a criminalidade. A operação, iniciada desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira (26), percorreu os 10 municípios da região, em busca de uma gestão mais eficaz, inclusive no tocante a investimentos em armamentos para as unidades das polícias civil e militar e no quantitativo de pessoal. As visitas foram também estendidas aos fóruns e promotorias, visando fortalecer a integração já existente entre o poder executivo e o poder judiciário, em prol da segurança pública.
IMG_20160826_092607840IMG_20160826_112416959
O secretário de segurança Pública, Jefferson Portela, acompanhado do delegado geral Lawrence Melo; o superintendente de Polícia Civil do Interior Dicival Gonçalves; o Subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar Jorge Luongo e o Delegado regional de Zé Doca, Samuel Farias realizaram visitas ininterruptas durante os três dias na região, nos municípios de Godofredo Viana, Carutapera, Boa Vista do Gurupi e Junco do Maranhão. Em Godofredo do Viana foram empossados os Conselheiros Comunitários pela Paz, agora aptos a promover a integração da sociedade civil com as forças de segurança, buscando melhorias e propondo investimentos para a comunidade.
Na quinta-feira (25), a cúpula da segurança visitou os municípios de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho e Santa Luzia do Paruá. Em visita ao Fórum de Maracaçumé, foram recebidos pelo Juiz Rômulo Cruz e o Promotor André Charles. No encontro, o delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Melo destacou as prioridades para a região, anunciou investimentos para aquisição de viaturas, armamento de grosso calibre e mais policiais para a região. Em visita ao Forum da cidade de Maracaçumé, ele disse que “Iremos otimizar os recursos para melhorias técnicas e trazer mais investimentos. Agilizaremos as transferências de custódias para a Sejap, a fim de  que  absorva os internos das delegacias desta região e, assim, deixar os policiais civis exercerem o papel de policial, dando mais segurança aos cidadãos da regional de Zé Doca”.
Integração entre os poderes
O Juiz Rômulo Cruz, de Maracaçumé, detalhou a importância de receber a cúpula da segurança, “Pois temos muito tráfico, de diversas formas nesta região e nunca tivemos uma visita desta natureza. Sendo assim eles irão perceber a natureza das dificuldades que nós enfrentamos e que eles possam ter dados, elementos concretos para poder montar uma estrutura capaz de enfrentar toda essa violência criminal na qual estamos envolvidos”, completou a autoridade.
IMG_20160825_105812159
Em Governador Nunes Freire, o Secretário de Segurança Jeffersom Portela e comitiva visitaram o Fórum da cidade, sendo recebidos pelo Juiz Aurimar Arrais e a promotora Laura Amélia, ratificando também a parceria para o bom desempenho da segurança pública no município. Jefferson Portela classificou como de alta relevância esta proximidade entre polícia e sociedade para promoção da segurança pública no estado. O secretário disse ainda, que “Decidimos fazer uma visita às delegacias e batalhões dos municípios da regional de Zé Doca, onde, além da parte operacional, deixaremos equipes da polícia militar, comandadas por oficiais de São Luís, até o dia 04 de outubro, em apoio às unidades locais, contra os criminosos. Os órgãos do Ministério Público, o Poder Judiciário e o sistema de segurança tomaram decisões finais em julgamento de autores de crimes, com uma visão especial devido a proximidade das eleições. Quero ressaltar, ainda, outro aspecto, o das investigações em andamento acerca do crime contra a vida do vereador Esmilton Santos, morto na noite de terça-feira. As equipes da Superintendência de Homicídios, da superintendência do Interior e do centro de inteligência, em ações fortes, estão trabalhando para capturar os autores desse crime”, concluiu o secretário de segurança.
Buscas contra suspeitos na morte do vereador
Em Governador Nunes Freire, o superintendente do Interior Dicival Gonçalves e sua equipe acompanharam as buscas aos suspeitos de envolvimento na morte do vereador Esmilton Santos, morto na noite da terça-feira (23). As investigações apontaram na direção de dois homens que estavam aterrorizando o povoado de Igarapé de Pedra. Segundo a linha de investigação, os dois suspeitos teriam se vingado do vereador por ter ele retirado uma caixa d’água e uma bomba do povoado. A vítima foi atingida por um disparo calibre 12, não resistindo aos ferimentos. A prisão preventiva dos envolvidos já foi solicitada ao Juiz da comarca da cidade. A Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (Shpp), está dando prosseguimento nas investigações.
No último dia, a cúpula da segurança visitou as unidades das polícias Civil e Militar dos municípios de Nova Olinda, Araguanã, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca e Bom Jardim. O promotor de Santa Luzia do Paruá, Hagamenon Azevedo recebeu a comitiva, também com a proposta de uma integração em prol da segurança pública nos municípios. Em visita à delegacia de Bom Jardim, o superintendente do interior Dicival Gonçalves recebeu o Promotor Fábio de Oliveira. No ensejo foi confirmada ampla parceria, para melhoria da segurança pública no município.
A cúpula da segurança pública finalizou as visitações na Delegacia Regional de Santa Inês e nas delegacias de polícia civil de Vitória do Mearim e Miranda do Norte, acenando com investimentos para as melhorias nas delegacias e aquisição de armamentos para o combate contra as ações criminosas na região.
Mauro Wagner – Ascom SSP

0 comentários :

Postar um comentário