3/19/2014

Prefeitos e Conaci debatem problemas e soluções na área de saneamento básico da região metropolitana de São Luís

Prefeitos, secretários e técnicos dos municípios de São Luís, Icatu, Santa Rita, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Cachoeira Grande e Balsas debateram ontem os problemas e as soluções de saneamento básico para as cidades que formam a região metropolitana de São Luís. Essa discussão, que teve a participação de técnicos especialistas na área, ocorreu no I Seminário Interfederativo sobre Saneamento Básico e Metropolização.
unnamedO evento foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal Metropolitano de Políticas Articuladas (Cimpra) e apoiado pela Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR) para expor aos prefeitos e seus auxiliares a importância do trabalho desenvolvido por grupos de municípios como forma de buscar mais recursos voluntários para áreas como saúde e educação por exemplo.
Com essa ideia, o seminário foi promovido direcionando o debate para o problema de saneamento básico. Segundo o presidente da Conaci, Roberto Rocha – que também preside o Cimpra – São Luís e demais municípios da ilha ainda hoje discute o problema de falta d’água enquanto em outras cidades o debate passa pelo modelo mais adequado de saneamento básico que envolve a questão do abastecimento de água potável, a coleta e tratamento de esgoto e ainda a limpeza urbana.
“Não podemos mais nos prender somente a discussão de falta d’água nos bairros. Isso é muito atrasado. Precisamos discutir alternativas viáveis de gestão consorciada”, afirmou Roberto Rocha.
No I Seminário Interfederativo sobre Saneamento Básico e Metropolização, que ocorreu no Rio Poty Hotel, palestraram Yuri Rafael Della Giustina, da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, que falou sobre as posições do Governo Federal em relação a consórcios e a metropolização e Julio Kettelhut, Gerente do Departamento de Recursos Hídricos do Conselho Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente que palestrou sobre a relação de um sistema de saneamento básico eficiente e a preservação ambiental..
Palestraram ainda Wladimir Antonio Ribeiro, mestre em Ciências Jurídico-Políticas, Direito Constitucional, Administrativo e Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, e consultor da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a secretário adjunta de Metropolização do Governo do Estado, Maria Odinéia Melo.
Desse encontro serão criados grupos de trabalhos entre representantes dos municípios da região metropolitana para debater tantos as soluções viáveis para um modelo eficiente de saneamento quanto à questão da metropolização.
fonte blog rei 12.com

0 comentários :

Postar um comentário