3/22/2020

Empresários doam aparelhos respiratórios à rede de saúde do Maranhão

22-03-20
Integram o grupo de empresas que já doaram a Eneva, Grupo Mateus, Aço Verde do Brasil, Alumar, Ômega Engenharia, Granel Química, Raizen, FC Oliveira e Ambev.


Empresas fazem doação novos aparelhos de ventilação pulmonar e respiração assistida.
Foto: Divulgação
 
Após articulações entre o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo e empresários maranhenses, com atenção à possível escassez de equipamentos que ajudam o sistema respiratório de pacientes contaminados pela Covid-19, as redes municipal e estadual de saúde do Maranhão vão receber novos aparelhos de ventilação pulmonar e respiração assistida.
Nas últimas horas foram registradas a disponibilidade para a doação de 80 aparelhos. O secretário Simplício Araújo mantém as conversas com a classe empresarial e acredita que novas doações irão ocorrer.
Os empresários serão responsáveis pela doação dos aparelhos aos hospitais maranhenses, em um ato de solidariedade. “As doações se somam às ações do Governo do Estado no combate ao Coronavírus e vão ajudar o sistema de saúde do Maranhão para atender um possível aumento na demanda, além de trazer mais qualidade no atendimento aos pacientes. O Maranhão agradece as doações da classe empresarial”, explicou Araújo.
O secretário explica que, mais uma vez, a interação entre Governo e iniciativa privada vai garantir maior agilidade na aquisição de equipamentos importantes para o setor da saúde. “Com essas doações, vamos conseguir, de forma mais rápida, suprir as necessidades da saúde dos maranhenses, em âmbito municipal e estadual. Os empresários aliam rapidez e capacidade logística”, explica Simplício.
No Brasil, médicos e especialistas já se preparam para a falta de respirador nos hospitais. E o principal objetivo da mobilização no Maranhão é viabilizar a aquisição dos equipamentos o mais rápido possível e minimizar os efeitos da pandemia na saúde e na economia. A ideia é que os empresários e entidades de classe maranhenses também comprem os aparelhos de empresas nacionais e promovam fôlego na economia local.
Muitos empresários já aprovaram a ideia e procuraram o Governo para tratar sobre a doação, segundo o secretário. “Os respiradores vão ajudar os pacientes contaminados pelo vírus, que apresentam, sobretudo, dificuldades respiratórias. Estamos antecipando aqui, uma rede de solidariedade em prol de todo o Estado”, destacou Araújo.
Uma das principais características da Covid-19 é a agressividade ao sistema respiratório. Nesse caso, os respiradores ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando as pessoas não conseguem operar o sistema respiratório normalmente e se consolidam como importantes aliados no enfrentamento ao vírus.
Integram o grupo de empresas que já doaram a Eneva, Grupo Mateus, Aço Verde do Brasil, Alumar, Ômega Engenharia, Granel Química, Raizen, FC Oliveira e Ambev.
fonte portal noca em parceria com o site carlos noticias juntos pela a noticia.

0 comentários :

Postar um comentário