4/19/2019

LUTO "Pai de Santo Bita do Barão morre em hospital de Teresina

Ele estava internado havia 10 dias devido a uma infecção pulmonar, agravando para um problema renal e de pressão alta.

Por: G1 PI | Data: 18/04/2019 21:24 - 
Bita do Barão entrou em coma e foi transferido para casa em Codó — Foto: Reprodução/TV Mirantes
Bita do Barão entrou em coma e foi transferido para casa em Codó — Foto: Reprodução/TV Mirantes
Wilson Nonato de Sousa, conhecido como o Pai de Santo Bita do Barão, morreu na UTI de um hospital particular de Teresina nesta quinta-feira (18). Um boletim médico informou que a morte aconteceu às 12h40. Ele estava internado havia 10 dias devido a uma infecção pulmonar, agravando para um problema renal e de pressão alta.
Bita do Barão sofreu uma piora no quadro de saúde nesta quarta-feira (17) e estava internado na UTI. A pedido da família, o umbandista havia sido removido para um apartamento e aguardava liberação para ser encaminhado de UTI móvel para a casa dele em Codó, no Maranhão.
Bita do Barão estava consciente quando foi internado e a família aguardava liberação do paciente para que passasse as últimas horas de vida em Codó, porque os médicos já haviam antecipado que o estado de saúde era grave. Ele faleceu antes de ser transferido.
Bita do Birão
Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil. Em algumas entrevistas concedidas, o babalorixá contou que começou a manifestar seus poderes espirituais ainda na infância.
Em 24 de janeiro de 1954, Bita do Barão fundou a Tenda Espírita Rainha Iemanjá no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. O local atrai anualmente maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que vão em busca do trabalho do pai de Santo.
O terreiro do ‘Mestre Bita’, como também é conhecido, é um terreiro de Umbanda e Terecô (denominação afro-brasileira típica de Codó), onde são realizados rituais de linha branca e de linha negra, este último com Exu.
Por ser uma criança muita agitada, Wilson Nonato ganhou dos pais o apelido de “Bita”, que na região de Codó quer dizer “bode” ou “cabrita”. Já o “Barão” faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de Santo incorpora.
Bita do Barão estava internado há 10 dias em um hospital de Teresina (PI) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Bita do Barão estava internado há 10 dias em um hospital de Teresina (PI) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

0 comentários :

Postar um comentário